Coluna do Frank | Círculo de fogo

Semana com inúmeras estreias é um paraíso para qualquer cinéfilo, sim ou não? Aí depende né…

, por Francisco Carbone

Coluna do Frank | Círculo de fogo

Semana com inúmeras estreias é um paraíso para qualquer cinéfilo, sim ou não? Aí depende né…

, por Francisco Carbone

Olá pessoal!

Semana com inúmeras estreias é um paraíso para qualquer cinéfilo, sim ou não? Aí depende né… você pode ser um desses que veem absolutamente tudo que estreia, e aí pode ser muito trabalhoso, além de caro e complicado para encaixar na agenda corrida dos dias de hoje. Esse fim de semana tem tanta coisa que o melhor é apenas ler a coluna, tentar escolher algo e ainda sair por aí tentando ver a quantidade grande de outros filmes que nem couberam no nosso espaço.

A primeira estreia é ‘Círculo de Fogo: A Revolta‘, continuação da ficção científica dirigida por Guillermo Del Toro e que expande o universo mostrado lá, sem ter o diretor na cadeira comandando dessa vez e que estreia no mundo todo hoje. A verdade é que o filme se aproxima ainda mais de características da franquia ‘Transformers’, com muitos robôs e poucos kaijus dessa vez. O filme mostra a Terra em paz após o fechamento da fenda que liberava os monstros que nos atacou durante anos. O protagonista vivido por John Boyega (o mocinho da nova saga ‘Star Wars’) é filho do protagonista do filme anterior, que é recrutado pelo governo para ser mentor de novos pilotos dos robôs de combate. O filme abre com uma explicação sobre o anterior e dá a entender que é apenas o segundo de uma série que se entende longa e profícua. Boa diversão pra quem não procura nada além disso, o filme é muito bem produzido e tem efeitos super caprichados.

A segunda estreia é um hit no mundo todo e chega aqui já com sucesso certo. ‘Pedro Coelho’ é aquela típica mistura de animação com live action que tem funcionado bem e feito a alegria das famílias em férias. Com um coelho como protagonista de um universo animal, o filme aqui vai apelar para a Páscoa na semana que vem e deve encantar e divertir geral com a história de Pedro e seu grupo de amigos bichos moradores de uma fazenda. Qdo o dono arruma uma nova namorada que também é apaixonada por animais, cada um deles irá travar uma batalha para conquistar o carinho da jovem, inclusive com o dono. Destinado ao público infantil mas com uma pitada de malícia na sua composição, o filme é ágil e propõe uma reflexão maravilhosa sobre a relação entre humanos e bichinhos. Diversão sem compromisso e com sabor de infância.

O terceiro filme é dirigido pelo grande Richard Linklater e atende pelo nome de ‘A Melhor Escolha‘. O filme é um drama com tintas cômicas mostrando a amizade de 3 amigos que voltam a se encontrar depois de anos de afastamento por conta da morte do filho de um deles, na guerra. A verdade é que os três também são veteranos de guerra e não se viam desde que voltaram para casa, e agora vão partir num encontro regado a muito riso, muito acerto de contas e muita amizade. O filme é uma espécie de continuação tardia do clássico ‘A Última Missão’, com Steve Carell, Bryan Cranston e Laurence Fishburn nos papéis que foram de Jack Nicholson, Randy Quaid e Otis Young no original. Com um brilhante trio de atores e muito bom humor e emoção, o filme é a grande pedida da semana. Um combinação rara de cenas dramáticas e cômicas muito equilibradas e cheias de ternura.

A quarta estreia dessa semana se chama ‘A Livraria‘, da diretora catalã Isabel Coixet. O filme foi um grande sucesso na Espanha e ganhou os três Goyas (o Oscar espanhol) mais importantes: filme, direção e roteiro. Uma narrativa singela e com base na delicadeza, apresenta uma história super emotiva sobre uma mulher cujo sonho é montar uma livraria numa cidade do interior na Inglaterra nos anos 50, e consegue. Recebida com um misto de surpresa e alegria, a cidade se encanta com a novidade, ao mesmo tempo que uma amarga e poderosa senhora local resolve se vingar por ter perdido a casa que abriga a livraria. No elenco, Emily Mortimer, Bill Nighy e Patrícia Clarkson em belíssimos desempenhos. Um filme para as horas de lazer e também para aquecer o coração.

Junto a essas tem outras tantas estreias e como falei, esse fim de semana vai valer a pena ir aos cinemas; faça isso. Até semana que vem com mais coluna, galera!