Leitores Em Série | Das Telinhas para o Oscar

Rostos conhecidos pelos seriadores, concorrendo ao maior prêmio do cinema.

, por Laura Vidaurreta

Leitores Em Série | Das Telinhas para o Oscar

Rostos conhecidos pelos seriadores, concorrendo ao maior prêmio do cinema.

, por Laura Vidaurreta

No próximo domingo, dia 4 de março, acontece a 90ª cerimônia do Academy Awards, o prêmio mais importante do cinema, que vai premiar os maiores destaques 2017, e a expectativa não poderia estar mais alta.

A Forma da Água, de Guillermo del Toro, lidera com 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz para Sally Hawkins e Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer. Concorrendo com Lady Bird, Greta Gerwig se tornou a quinta mulher a receber uma indicação na categoria Melhor Direção. O longa também concorre em mais quatro categorias, incluindo Melhor Atriz, para Saoirse Ronan e Melhor Atriz Coadjuvante para Laurie Mercalf. Já Meryl Streep conquistou sua 21ª indicação por seu papel em The Post.

Quem também fez história foi Logan, que concorre na categoria Melhor Roteiro Adaptado, e tornou o primeiro filme de super heróis a disputar um Oscar. Guardiões da Galáxia Vol. 2 também estará presente na premiação, concorrendo na categoria Melhor Efeitos Visuais.

A cerimônia do Academy Awards não é só a maior festa do cinema, ela também é o ponto alto da carreira de qualquer pessoa que trabalha na indústria cinematográfica, mas em especial, para os atores que passam grande parte da vida sonhando com o papel que mudará de vez suas carreiras.

Esse ano, vários dos indicados, são conhecidos dos seriadores graças às suas participações em séries de TV de sucesso. Vamos conferir alguns deles.

 

Gary Oldman – Friends

Gary Oldman é velho conhecido dos amantes da sétima arte graças a papeis como Sirius Black, da saga Harry Potter, o Comissário Gordon, da trilogia Batman de Christopher Nolan, e de filmes como O Quinto Elemento, Drácula e O Livro de Eli. Mas para nós, fãs de séries, Oldman sempre será Richard Crosby, o excêntrico ator que contracena (e cospe) com Joey no episódio “The One With Monica And Chandler’s Wedding” de Friends.

No filme O Destino de Uma Nação, Oldman interpreta o primeiro ministro britânico Winston Church, no momento mais crítico de sua carreira, quando precisa decidir se sela um acordo de paz com Hitler ou se continua com a guerra. Essa é a segunda indicação de Gary Oldman, que já concorreu, em 2012, como Melhor Ator pelo filme O Espião Que Sabia Demais.

 

Laurie Metcalf – The Big Bang Theory e Roseanne

“Soft kitty, warm kitty, little ball of fur…” Se você conhece essa música, então conhece a pessoa responsável por ela. Sim, Laurie Metcalf ganhou o coração do público como Mary Cooper, a mãe de Sheldon, de The Big Bang Theory. Mesmo com poucas participações (em média de uma por temporada), Mary se tornou uma das favoritas do público. E um curioso detalhe, que já comentamos na coluna Era Uma Vez no México, a versão jovem de Mary Copper, da série Young Sheldon, é interpretada pro Zoe Perry, filha de Laurie.

E em breve, poderemos ver Laurie em outra série de TV, já que Roseanne, sitcom que foi ao ar entre 1988 e 1997, volta ao ar com novos episódios. Na atração, Metcalf foi Jackie Harris, irmã mais nova de Roseanne. Por seu papel na série, Laurie recebeu três prêmios Emmy como Melhor Atriz Coadjuvante.

No longa Lady Bird, Metcalf é Marion McPherson, mãe de Christine, a personagem título. Mãe e filha vivem em conflito graças à ideia da menina de fazer faculdade longe de sua cidade natal.

 

Woody Harrelson – Cheers, Will & Grace e True Detective

A geração mais nova conhece Harrelson por conta da saga Jogos Vorazes, onde o ator deu vida a  Haymitch Abernathy, mas o ator tem no currículo filmes como Zumbilândia, Truque de Mestre, Assassinos por Natureza, Onde os Fracos Não Têm Vez e O Povo Contra Larry Flint. Na telinha, o ator se consagrou como o bartender Woody Boyd durante sete, das onze temporadas da série Cheers, chegando a ganhar um Emmy por sua atuação.

Anos depois, Woody voltou à TV para um arco de sete episódios em Will & Grace, onde deu vida a Nathan, interesse amoroso de Grace. Sua última participação na televisão foi na primeira temporada da série True Detective, onde viveu o detetive Marty Hart.

Em Três Anúncios Para um Crime, Harrelson vive Bill Willoughby, delegado responsável pela investigação do assassinato da filha de Mildred Hayes (Fraces McDormand). Essa é a terceira indicação ao Oscar do ator, que já concorreu como Melhor Ator por O Povo Contra Larry Flint, e como Melhor Ator Coadjuvante por O Mensageiro.

 

Octavia Spencer – Mom, The Big Bang Theory, Red Band Society

Uma curiosidade: Octavia Spencer interpretou o papel de enfermeira DESESSEIS VEZES! Nove delas, na televisão, sendo a Enfermeira Jackson, de Red Band Society, a mais famosa. Jackson era a enfermeira durona da ala infantil de doentes graves de um hospital. A série, infelizmente, foi cancelada em sua primeira temporada, e só teve 13 episódios.

Apesar de se destacar em papeis dramáticos, Octavia é uma excelente atriz de comédia, como prova breve participação em The Big Bang Theory, no episódio em que Sheldon tenta tirar a carteira de motorista. Caso você não tenha notado, é Octavia quem atende o físico. Outro excelente exemplo da veia cômica da atriz são suas participações na série Mom, vivendo Regina, membro do AA e amiga de Christy e Bonnie. Ah, vale lembrar que Allison Janney, a Bonnie, está concorrendo na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, por seu papel em Eu, Tônia.

Classificado por muitos como um “conto de fadas sombrio”, A Forma da Água conta a história de Elisa, uma mulher muda, que se apaixona por uma criatura fantástica que é mantida em cativeiro pelo governo americano. No longa, Octavia dá vida à Zelda, colega de trabalho de Elisa. Essa é a terceira indicação da atriz, que já ganhou um Oscar por seu trabalho em Histórias Cruzadas.

 

Mary J Blige – How To Get Away With Murder, Empire e Back-ish

Consolidada como uma das maiores cantoras da atualidade, Mary J Blige também parece ter pego gosto pela TV, fazendo participações em diversas séries. No último episódio da primeira temporada de Black-ish, durante um flashback contado por Pops, Blige dá vida à cantora de cabaré Mirabelle. Ainda no meio musical, Mary J também apareceu na primeira temporada da série Empire, interpretando Angie, uma cantora e interesse amoroso de Lucious. Já em How To Get Away With Murder, a cantora foi Ro, cabeleireira de Annalise. E a carreira de Mary J Blige na televisão está longe de acabar, já que ela foi confirmada no elenco de Umbrella Academy, adaptação da HQ de Gerard Way e Gabriel Bá.

Em Lágrimas Sobre o Mississipi, Blige interpreta Florence Jackson, a matriarca de uma família de trabalhadores de uma fazenda no Mississipi, que se vê no meio de uma disputa que envolve ricos fazendeiros brancos, querendo manter seus privilégios, e trabalhadores negros, lutando por seus direitos. Além de concorrer como Melhor Atriz Coadjuvante, Mary J Blige também concorre como Canção Original, se tornando a primeira mulher negra a concorrer em duas categorias na mesma edição.

E você, já fez seu bolão pro Oscar? Quais são suas apostas? Será que algum conhecido nosso das telinhas tem chance de levar a estatueta? Deixe sua aposta!