Leitores em série | Plot Twist

As reviravoltas que nos pegaram de surpresa.

, por Laura Vidaurreta

Leitores em série | Plot Twist

As reviravoltas que nos pegaram de surpresa.

, por Laura Vidaurreta

Ame ou odeie, mas os plot twists são essenciais em uma trama. Como já explicamos no Dicionário das séries, o plot twist é a reviravolta no meio, ou no final da trama, e que muda todo o enredo que nós acreditávamos ser o correto.

Plot twists são polêmicos, pois nem sempre são bem feitos. Algumas vezes eles são usados para limpar uma cagada de roteiro, algo que o público odiou. Um grande exemplo disso é a série Dallas. Okay, a maioria de nós não assistiu a série (a primeira versão), mas em sua oitava temporada, um dos personagens principais, Bobby Erwin, morre em um acidente de carro. Acontece que, um ano depois, no final da nona temporada, sem nenhum aviso prévio (inclusive grande parte do elenco e da equipe não sabia), Pamela, viúva de Bobby, acorda com o som do chuveiro. Ao chegar no banheiro, ela se depara com o marido tomando banho, e nesse momento, é revelado ao público que tudo não passou de um sono. UMA TEMPORADA INTEIRA FOI APENAS UM SONHO. Obviamente os fãs ficaram bem confusos com essa saída de roteiro e até hoje se fala sobre o famigerado Plot Twist de Dallas.

Hoje nós vamos conhecer alguns plot twist que mudaram o rumo de suas séries. Alguns bons, outros nem tanto…

Frank mata Lila – How To Get Away With Murder (Bom)

Além da morte de Sam, outro assassinato movimentou a primeira temporada de How To Get Away With Murder. Lila, a jovem amante do marido de Annalise, foi estrangulada e jogada dentro da caixa d’água. Durante grande parte da temporada, a suspeita variou do próprio Sam, à Bonnie, e até Rebecca, amiga da vítima, que acabou se tornando a principal suspeita por vários episódios. Varias evidências levavam a crer que Rebecca havia matado a amiga, até que nos minutos finais do penúltimo episódio da primeira temporada, o verdadeiro assassino se revela: Frank! E não só Frank. Frank a mando de Sam. Uma grande surpresa, que poucos fãs esperavam.

A ilha era o purgatório – Lost (Ruim)

O problema aqui não é a revelação em si. O grande problema é que, desde o fim da primeira temporada, os fãs já haviam matado a charada de que a ilha, nada mais era, do que o purgatório. Mas para tentar manter o mistério da série, os produtores negaram veementemente todas as teorias dos fãs. Bem, de nada adiantou. Chegou o último episódio e tudo foi revelado. Foi um final ruim? Bem, eu, particularmente, gosto do final da série. Eu só acho que não precisava negar a teoria dos fãs, pra no final, entregar justamente a mesma coisa.

Lugar Bom, na verdade, é o Lugar Ruim – The Good Place (Bom)

Nós já falamos sobre esse episódio na coluna Os Melhores Episódios de 2017 – Primeiro Semestre, mas sempre vale a pena lembrar da season finale de The Good Place. A série foi a melhor estreia de comédia do ano passado e já possui uma legião de fãs que acompanham a vida após a morte de Eleanor, que acreditava estar no paraíso, após ser confundida com outra pessoa, já que a própria Eleanor era um ser humano horrível. Porém, no meio de uma discussão sobre quem será enviado para o “Lugar Ruim”, Eleanor tem uma epifania e descobre a verdade: eles já estão no “Lugar Ruim”. Tudo faz parte do plano de Michael, que, ao invés de mandar as pessoas para o inferno, ele as enganaria, fazendo-as acreditar que estão no “Lugar Bom” e, ao mesmo tempo, causando tensão entre eles, levando-os à loucura. Foi o plot twist perfeito, para uma primeira temporada perfeita.

A Mãe estava morta o tempo todo, e Ted termina com Robin – How I Met Your Mother (Ruim)

Antes de começar a falar sobre esse aqui, eu preciso de um calmante e um copo de vodka, porque só de pensar no series finale de How I Met Your Mother, já me faz querer socar alguém. Apesar de muita gente reclamar da nona temporada num todo, o formato não me incomodou. Cada um dos 24 episódios correspondeu a uma hora, na contagem regressiva para o casamento de Barney e Robin. Eu entendo que os fãs queriam ver mais da Mãe, já que estávamos esperando por ela há oito anos. É aí que começa o problema. Durante várias temporadas, o desenvolvimento de Robin e Barney foi mais que perfeito, e os fãs realmente acreditaram que, da mesma maneira que Ted estava destinado a encontrar o amor da sua vida (a Mãe), Barney e Robin estavam destinados um ao outro. Aí chegaram os últimos minutos do episódio, revelando que o relacionamento de Barney e Robin terminou por um motivo pífio, e que Tracy, a Mãe, morreu, e, por consequência, Ted e Robin terminam a série juntos. Mil vezes aff!

Jon Snow é um Targaryen – Game Of Thrones (Bom)

Esse plot twist já era uma teoria, na verdade, mas assim mesmo os fãs receberam com choque e excitação a revelação de que Jon Snow, suposto filho bastardo de Ned Stark, é na verdade um Targaryen. Um Star-Targaryen, para ser mais exata. Não podemos dizer que Jon teve uma vida péssima, muito pelo contrário, ele sempre foi visto como irmão pelos filhos de Ned. Mas, por ser um bastardo, Jon nunca teria um futuro muito promissor, e assim, acabou indo para a Patrulha da Noite. E após ser nomeado Lorde Comandante, traído e morto, ressuscitado, enfrentado Ramsay Bolton na Batalha dos Bastardos e reconquistado o Norte para a família Stark, Jon é nomeado Rei do Norte. Mas a questão é, Jon não é só o Rei do Norte, ele é o herdeiro do Trono de Ferro por direito. A revelação começou a se desenrolar no final da sexta temporada, com a descoberta de que Jon, na verdade, era filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen, mas é no fim da sétima temporada que o enredo se completa. Ao contrário do que se acreditava, Rhaegar não mantinha Lyanna na Torre da Alegria contra sua vontade. Os dois se casaram oficialmente, o que torna Jon um filho legítimo das duas casas. E não para por aí! Em seus últimos suspiros, Lyanna revela a Ned que o nome do filho é Aegon, que foi o primeiro conquistador que unificou os sete reinos.

Então, com essa revelação, tudo muda na disputa pelo Trono de Ferro, podendo, inclusive, colocar Jon contra Daenerys na oitava e última temporada.

Agora me conta, qual plot twist te deixou mais chocado? Deixe aqui seu comentário!