NMC #150 – Visibilidade Trans

Um filme sobre transexual, estrelado por um homem cis branco, tá indicado ao Oscar 2016; outro, protagonizado por trans de verdade, não. E agora?

, por Não Me Critica

NMC #150 – Visibilidade Trans

Um filme sobre transexual, estrelado por um homem cis branco, tá indicado ao Oscar 2016; outro, protagonizado por trans de verdade, não. E agora?

, por Não Me Critica

Explodiu a polêmica no #Oscar2016. Pelo segundo ano consecutivo, vemos 100% de brancos indicados aos prêmios de interpretação. O que isso tem a ver com o episódio da semana?

Nesse ano, em particular, dois filmes colocaram em voga o debate sobre a questão transgênera nas artes, sobretudo no cinema atual. Detalhe: um dos longas, estrelado por um homem cis branco, está indicado em várias categorias; outro, protagonizado por duas transsexuais reais, não. E agora?

A classe artística, que se manifestou merecidamente pelas questões raciais tão evidentes e urgentes, é a mesma que deixou passar em branco a representatividade trans na sétima arte.

Ora bolas, não passou da hora de discutirmos todo tipo de preconceito no cinema, na frente e atrás das câmeras? Por que um homem branco é celebrado por fazer a primeira trans da história, e reais trans num universo contemporâneo foram esquecidas pela Academia?

Thiago Arzakom, Francisco Carbone e Elmer Dias debatem as qualidades (ou não) inerentes aos dois filmes, mostram seu posicionamento em relação a uma população crescente no mundo e que merece ter sua voz ouvida e debatem o universo trans nas artes e espetáculos hoje, que poderia e deveria ser muito maior.

Ótimo tema não? Pois aproveitem a ressaca do carnaval e se joguem nesse programa cheio de “tangerinas e garotas dinamarquesas”. Vem com a gente!

>>> APERTE O PLAY E OUÇA!

>>> OUÇA TAMBÉM POR AQUI:

Download – (clique com o botão direito e selecione “Salvar como…”)
Assine no iTunes
Ouça no YouTuner
Ouça no Podflix

>>> VOCÊ PODE NOS CRITICAR!

Envie suas críticas, sugestões, dúvidas e opiniões sobre o assunto para voucriticar@naomecritica.com.br. Aproveite para nos indicar um tema para uma de nossas gravações. Vamos adorar sua dica!

naomecritica.com.br
facebook.com/NaoMeCritica
twitter.com/NaoMeCritica
instagram.com/NaoMeCritica
youtube.com/user/NaoMeCritica

>>> ESTAMOS NO YOUTUBE!

Estamos também investindo em vídeos como complemento das histórias do podcast. Venha nos ver! Assista nossos vídeos e siga o nosso canal. Se preferir, mande um email e conte sua melhor (ou pior) história. Podemos compartilhá-la com nossos seguidores.