NMCultural

Confira nossa dica especial de leitura nesta semana!

, por Tadeu Ramos

NMCultural

Confira nossa dica especial de leitura nesta semana!

, por Tadeu Ramos

A dica de hoje é sobre o novo livro do nosso convidado do episódio dessa semana no podcast: Juan Jullian, autor de ”Querido Ex, (Que acabou com a minha saúde mental, Ficou milionário e Virou uma subcelebridade)”

Com uma narração em primeira pessoa, através de cartas e com um tom pessoal, o autor consegue compartilhar com o leitor todos os momentos de tensão e autoconhecimento que o protagonista passou ao saber que seu Ex virou uma celebridade e como aquela imagem pública não condiz muito com a realidade.

Começando pelo luto do fim de um relacionamento, que só tempos depois pode compreender ser abusivo, Juan aborda questões muito importantes, principalmente na comunidade LGBT, como o racismo, depressão e a ansiedade.

Temos, então, representatividade? Temos!!!

Durante a leitura, o protagonista não tentar “passar um pano” em nenhuma situação, e expoê (no bom sentido da palavra) as dores que sentiu ao ver o Ex seguindo uma vida plena diante dos holofotes após participar de um reality show e se tornar uma subcelebridade., enquanto ele tentava se recuperar, com medos e angustias (muitas derivadas desse relacionamento) e sobre questões que envolvem diversas pessoas como a solidão, a homofobia (muitas vezes dentro da própria comunidade LGBT) as dificuldade no meio acadêmico e as amizades.

Esse foi um dos muitos pontos que me pegou, pois eu já vivi (spoiler alerts) essa situação em que os amigos começam a namorar e se afastam, voltando ao circulo de amizades apenas quando esse relacionamento termina. O que é muito chato, mas vamos deixar esse relato para outro momento.

A escrita de Juan é leve e muito fluída, e ele consegue tratar de todos esses temas pesados e polêmicos com muita naturalidade, que faz o leitor se sentir muito próximo dele.

Se você procura por uma história envolvente, onde você devora página a pagina e com um final surpreendente, não pode deixar de ler este livro.

E se você já leu, compartilha com a gente aqui nos comentários o que você achou?

Título: Querido ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)

Autor: Juan Jullian

Editora: Transversal

Ano: 2019 | Páginas: 126